Plano de Manejo Chácara Edith

No dia 21 de junho de 2011 foi enviado para aprovação o Plano de Manejo da RPPN Chácara Edith. É um projeto elaborado pela RPPN Catarinense a partir do incentivo da Aliança para a Conservação da Mata Atlântica que reúne Organizações Não Governamentais nacionais e internacionais com o apoio da Prefeitura Municipal de Brusque e da Universidade Regional de Blumenau (FURB). A bióloga, Ma. em Engenharia Ambiental, foi a coordenadora desse projeto. A Bio Teia participou oficialmente através do publicitário Rui Fontoura, que realizou o design e a produção gráfica do resumo executivo.

Este projeto foi construído ao longo de mais de dois anos, e uma das principais características do trabalho foi a acurácia das atividades de campo, buscando levantar o máximo de dados para a compreensão de suas relações.

Primou-se neste Plano de Manejo na caracterização dos entes taxonômicos ocorrentes na área da RPPN para determinar os conflitos existentes e que ameaçam a integridade de sua biota.

Os grupos faunísticos, herpetofauna e ictiofauna foram amostrados através de avaliação ecológica rápida, além de levantamentos florísticos e estrutura vegetacional. Este levantamento da flora foi realizado em um transecto histórico onde foram realizados os primeiros estudos da Flora Catarinense. Estes estudos possibilitaram um entendimento aprimorado sobre a dinâmica estrutural da floresta e da composição da biota local. Aos estudos da avifauna e mastofauna foram compilados os trabalhos científicos já realizados na área há mais de cinco anos.

O zoneamento da RPPN Chácara Edith foi realizado através de geoprocessamento, e o planejamento elaborado com a participação dos proprietários. Isso é importante para que o Manejo seja um produto concreto e perpetuamente útil.

No momento o Plano encontra-se tramitando no Ministério do Meio Ambiente e no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), obtendo as aprovações necessárias para sua publicação no Diário Oficial da União.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*